quarta-feira, 4 de julho de 2007

China mantém discurso de responsabilidade dos países ricos sobre clima

A China, um dos principais países poluentes do planeta, reiterou nesta terça-feira (03) que continuará lutando contra o aquecimento global, apesar de insistir na necessidade de que os países ricos se dediquem com afinco a resolver o problema.

"Os países em desenvolvimento como a China participarão de maneira positiva no combate ao aquecimento global, segundo suas possibilidades e seu nível econômico", declarou Qin Gang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês. "A China já começou e prosseguirá com seus esforços nesse âmbito", completou, respondendo a uma pergunta sobre o pedido feito na véspera pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

Ki-Moon havia declarado em Genebra que a China é um dos mais importantes países emissores de gases de efeito estufa e "deve participar nos esforços coletivos da comunidade internacional". "Os países em desenvolvimento e os países desenvolvidos têm responsabilidades comuns", acrescentou.

A China, em pleno crescimento econômico, considera que os países ricos devem encabeçar a luta contra o aquecimento global, contribuindo com fundos financeiros e prestando ajuda técnica aos países em desenvolvimento.

Folha Online

Nenhum comentário: