sexta-feira, 29 de junho de 2007

Santiago decreta estado de pré-emergência ambiental mais uma vez

A capital chilena sofrerá nesta sexta-feira sua terceira situação de pré-emergência ambiental de 2007, causada pelo aumento da poluição, devido às más condições de ventilação que afetam a cidade, de 6,2 milhões de habitantes.

A medida significa que 60% dos veículos sem conversor catalítico e 20% dos equipados com o dispositivo não podem circular. Serão cerca de 330 mil automóveis a menos nas ruas de Santiago, segundo as autoridades.

Estão liberados os veículos que circulam com gás natural ou eletricidade, assim como as ambulâncias, carros da polícia e bombeiros.

Várias estações de medição detectaram nesta quinta-feira níveis críticos, isto é, 200 microgramas de partículas nocivas por metro cúbico de ar. Este ano já houve sete episódios de alerta ambiental preventivo.

Encravada num vale rodeado de montanhas, Santiago do Chile é considerada uma das cidades mais poluídas da América Latina, principalmente na época de outono-inverno (março a setembro), por causa do fenômeno de inversão térmica. O ar fica mais frio a baixas altitudes, o que concentra as partículas nocivas no nível do solo.

Folha on line

Nenhum comentário: