sexta-feira, 29 de junho de 2007

Mundo vai se curvar aos biocombustíveis, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o mundo vai se curvar ao biodiesel. A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2007-2008, em Brasília.

"Eu estou convencido de que será inexorável: o mundo vai se curvar à questão do biodiesel. É apenas uma questão de tempo e vai depender de não aceitarmos o argumento de que os biocombustíveis vão ocupar a área de alimentos, a Amazônia, de não aceitarmos nenhum argumento que não seja o argumento de que nós patenteamos um combustível que eles não patentearam", afirmou Lula.

Segundo Lula, colocar o biocombustível no mercado internacional significaria cumprir o que foi assinado no Protocolo de Kyoto.

Também hoje Lula afirmou que se os Estados Unidos e a União Européia não aceitarem reduzir seus subsídios agrícolas, o Brasil não aceitará abrir o mercado industrial no âmbito das negociações na OMC (Organização Mundial do Comércio).

"Se eles não abrirem a agricultura, não tem mais conversa. Não podemos trabalhar com eles no século 21 como se trabalhou no século 20. Ou seja, eles precisam compreender que os países emergentes precisam de oportunidades para disputar com eles", disse Lula.

A divergência entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento na questão das tarifas aplicadas nos mercados agrícolas e de bens e serviços foi o que motivou a suspensão da reunião do G4 (grupo formado por Estados Unidos, União Européia, Índia e Brasil) na semana passada, encontro que tentou destravar a Rodada Doha, que discute a liberalização do comércio mundial.

Folha on line

Nenhum comentário: