quarta-feira, 27 de junho de 2007

França apóia comércio de carbono para empresas aéreas

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu um plano da União Européia (UE) para fazer com que as empresas aéreas negociem permissões para emitir carbono - mas apenas se a norma se aplicar a todas as companhias que voam para Europa, e não apenas ás baseadas no continente.

"Todas as companhias deveriam ser envolvidas, ou nenhuma", disse ele, na inauguração de um novo terminal do Aeroporto Charles de Gaulle.

A UE vem se pressionando por um corte nas emissões do setor aéreo, e quer que todas as companhias que voem dentro do espaço aéreo europeu negociem autorizações para poluir a partir de 2011, obrigando-as a comprar créditos caso queiram expandir suas operações.

O programa seria expandido, no ano seguinte, para as companhias que voam para a Europa - decisão que atingirá empresas dos Estados Unidos que operam lucrativas linhas transatlânticas. Autoridades americanas opõem-se à idéia.

A Europa afirma que o plano dará à indústria um incentivo financeiro para mudar para tecnologias mais limpas e cortar rotas.

O Estadão

Nenhum comentário: