quarta-feira, 9 de maio de 2007

UE diz que emissões de gases do efeito estufa caíram em 2005

Emissões de gases do efeito estufa nos 15 países da Europa Ocidental que compõem a União Européia caíram 0,8% entre 2004 e 2005, informa a agência de meio ambiente do bloco.

Alemanha, Finlândia e Holanda lideraram as reformas para a redução as emissões de gás carbônico, cortando a dependência de suas economias em carvão e outros combustíveis fósseis para geração de eletricidade e aquecimento, diz relatório preliminar da AAE - Agência Ambiental Européia.

A Alemanha cortou suas emissões de gases do efeito estufa em 2,3% em 2005, afirma Andreas Barkman, chefe do grupo de emissões de gases-estufa da agência. "Isso significa um bocado em termos absolutos, porque a Alemanha, em essência, tem quase um quarto das emissões da UE", disse ele.

A diretora-executiva da AAE, Jacqueline McGlade, disse que a queda é positiva, mas não representa, necessariamente, um indicador de quedas futuras. "Representa queda ao longo de apenas um ano, e pode não ser representativa da tendência de longo prazo", disse ela.

Os países do grupo chamado UE-15 comprometeram-se a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 8% até 2012, sob os termos do Protocolo de Kyoto. Até o momento, essas emissões caíram 1,9% desde 1990, de acordo com a AAE. Para todos os 27 países da UE, as emissões caíram 8% desde 1990.

Barkman disse que diversos países ainda têm muito a fazer, incluindo a Espanha, onde as emissões cresceram 3,6% em 2005.
(Associated Press/ Estadão Online)

Nenhum comentário: