quarta-feira, 23 de maio de 2007

Táxis de Nova York vão ser todos "verdes" até 2012

Os famosos táxis amarelos de Nova York vão se tornar híbridos dentro de cinco anos, em um esforço para reduzir a poluição do ar e combater as mudanças climáticas, disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg.

Os veículos híbridos funcionam com gasolina e eletricidade, emitindo menos gases.

Os novos veículos começarão a ser introduzidos imediatamente, substituindo a atual frota, que hoje é de cerca de 13 mil carros.

"Os benefícios serão sentidos por gerações de nova-iorquinos. A adoção de híbridos vai reduzir a emissão de gases do efeito estufa pela cidade", afirmou Bloomberg.

"A implementação de padrões mais rigorosos para mais de 13 mil táxis nesta cidade vai trazer os mesmos benefícios de ar puro equivalentes à remoção de 32 mil carros particulares de nossas ruas", disse Bloomberg.

Carros híbridos custam mais caro, mas o Conselho Municipal disse que o aumento em eficiência no uso de combustíveis poupará aos taxistas mais de US$ 10 mil por ano.

A iniciativa é parte do ambicioso plano do prefeito de reduzir em 30% as emissões de gases do efeito estufa na cidade até 2030.


Folha de São Paulo

Nenhum comentário: