quarta-feira, 16 de maio de 2007

ONU convoca cúpula sobre mudança climática para setembro

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu realizar uma reunião de alto nível sobre mudança climática em setembro, disse uma porta-voz da organização.

Michele Montas declarou que a data exata ainda não foi definida, mas o evento provavelmente ocorrerá em paralelo á reunião ministerial anual da Assembléia-Geral da ONU.

Ban já fez do aquecimento global uma alta prioridade, e no início do mês nomeou três enviados especiais para sondar líderes mundiais sobre meios de enfrentar a mudança climática.

A primeira prioridade dos enviados será ajudar o secretário-geral a se preparar para a reunião do G-8 em junho, descobrindo quais são as preocupações dos líderes das nações mais responsáveis pelo aquecimento global, as mais afetadas pela mudança e os principais países em desenvolvimento, como Índia, China e Brasil.

O contato de alto nível de setembro provavelmente gerará informações para a reunião da Convenção-Quadro para Mudança Climática, prevista para ocorrer em dezembro, em Bali, na Indonésia. Funcionários da ONU esperam que a reunião de Bali represente o início oficial de negociações para um tratado que substitua o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.
(Associated Press/ Estadão Online)


Nenhum comentário: