sexta-feira, 18 de maio de 2007

Novo software vai acompanhar emissões de carbono de cidades

NOVA YORK - A Fundação Clinton e a Microsoft anunciaram nesta quinta-feira uma parceria para o desenvolvimento de novas ferramentas que ajudarão grandes cidades a criar, acompanhar e compartilhar estratégias de redução de emissões de carbono.

Um novo software e aplicações baseadas na Web são parte de um conjunto mais amplo de programas que estão sendo introduzidos pela fundação liderada pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Ele participa da conferência climática C40 nesta semana, que reúne prefeitos das maiores cidades do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

O encontro C40 reúne líderes das maiores cidades do mundo, que se encontraram pela primeira vez em 2005, e foi iniciado com o objetivo de ajudar cidades a trocar idéias e esforços para redução do preço da tecnologia de combate ao aquecimento global.

Áreas urbanas consomem 75 por cento da energia mundial e produzem 80 por cento das emissões de gases causadores do efeito estufa.

- Essa nova ferramenta de software será um importante recurso em nosso trabalho com cidades ao redor do mundo para combate ao aquecimento global de maneira prática, mensurável e significativa - disse Bruce Lindsey, presidente-executivo da Fundação Clinton.

A Microsoft, maior produtora de software do mundo, disse que vai fornecer software e serviços gratuitamente e que planeja ter um produto disponível até o final de 2007.

A maior parte dos detalhes técnicos não foi finalizada, mas muitas das ferramentas serão baseadas na Web e poderão ser acessadas via browser. Elas vão incorporar recursos que permitirão às cidades trocar dados e políticas.

Baseado em uma fórmula desenvolvida por grupos ambientais, uma cidade poderá usar as ferramentas para adicionar às suas análises variáveis como espaços comerciais, prédios residenciais e utilização de transportes para medir quanto dióxido de carbono uma cidade produz.
Jornal do Brasil on line

Nenhum comentário: