terça-feira, 8 de maio de 2007

Nasa vai à Costa Rica estudar aquecimento

A Nasa escolheu a Costa Rica como base de operações de uma pesquisa que pretende reunir informações sobre o impacto das nuvens dos trópicos no aquecimento global, informou hoje a imprensa.

A pesquisa será realizada a partir de 15 de julho, como decidiram nesta semana funcionários da Nasa e do Centro Nacional de Alta Tecnologia da Costa Rica (Cenat), segundo o jornal "La Nación".

O diretor do Cenat, Pedro León, afirmou que essa será "a maior missão que a Nasa realizará fora dos Estados Unidos", exigindo um investimento de US$ 20 milhões.

A missão pretende observar as correntes de ar ascendente e descendente no litoral da Costa Rica e do Panamá, que levam partículas de gases de uma camada da atmosfera a outra.

Também serão analisadas as nuvens do tipo cirros, que são muito finas e estão compostas por cristais de gelo, a cerca de 15 quilômetros de altura.

Os cristais das nuvens evitam que os raios do sol cheguem com mais força à superfície terrestre e ajudam a manter o calor da terra na atmosfera.

Para a missão, que terá apoio de cientistas costarriquenhos, a Nasa usará três aviões especiais modelo WB-57, o ER-2 e o DC-8, que estão equipados com modernos sensores para reunir dados.

Também participarão da pesquisa 230 cientistas e técnicos da agência espacial. Será usado como base de operações um hangar que a Nasa instalou na Costa Rica há alguns anos, no Aeroporto Internacional Juan Santamaría, situado a oeste de San José.

Essa será a sétima missão que a Nasa realizará na Costa Rica, entre as quais se destaca uma para estudar o desenvolvimento de furacões no Oceano Pacífico.

(Fonte: EFE / Portal G1)

Nenhum comentário: