sexta-feira, 11 de maio de 2007

NASA diz que EUA vão esquentar

LONDRES - Um estudo da NASA diz que o aumento de emissões de gases do efeito estufa pode fazer com que, num período relativamente curto de tempo, extensas áreas na Costa Leste dos Estados Unidos, os maiores poluidores do mundo, sofram com verões extremamente quentes. De acordo com a pesquisa, em alguns estados as temperaturas vão subir até 3 graus Celsius, fazendo com a temperatura média passe dos atuais 26 graus Celsius para até 33 graus Celsius.

Em estações mais secas, com pouca chuva, a temperatura em cidades como Washington, Nova York e Chicago poderia atingir os 43 graus Celsius, um número bem distante do atual e mais próximo do registrado em regiões desérticas dos Estados Unidos.

O relatório foi feito após a análise das temperaturas dos últimos 30 anos, associada a projeções, feitas em computador. O estudo é especial porque limita suas conclusões a uma determinada região geográfica, incluindo áreas urbanas.

Nossa análise mostra que existe um potencial para o aumento extremo das temperaturas, especialmente durante os verões mais secos — declarou o pesquisador Barry Lynn, um dos autores do relatório. — Usando modelos de alta precisão, podemos mostrar que os gases do efeito estufa são capazes de amplificar o balanço entre precipitação, radiação solar e circulação atmosférica. Essa mudança deve levar a aumentos de temperatura em um período não muito distante.

Nenhum comentário: