quarta-feira, 23 de maio de 2007

Grande centro nacional coordenará a manipulação do clima na China

PEQUIM - A China construirá até 2010 um grande centro nacional de manipulação do clima que coordenará a criação de chuva artificial e o controle do granizo no país que mais realiza este tipo de operação no mundo.

Segundo a edição desta segunda-feira do jornal 'China Daily', desde 1999 a China criou 250 bilhões de toneladas de chuva artificial e, até 2010, pretende alcançar um volume de 50 bilhões de toneladas ao ano.

O centro servirá para proteger o país contra as condições meteorológica extremas, em um momento em que a mudança climática está trazendo mais secas, tufões e inundações.

A produção agrícola prevista para este ano sofrerá uma redução devido à atual seca, que afeta 15 milhões de hectares de terras cultiváveis, de acordo com o Ministério da Agricultura.

- As colheitas de verão estão em uma situação decisiva. Se a seca continuar nas áreas produtoras de trigo, a China não conseguirá alcançar suas metas, afirmou o ministério em comunicado.

No entanto, os analistas consideram que esta redução não afetará os preços do cereal devido às grandes reservas que o país possui.

Em um país onde apenas 13% da terra são aráveis, e 10% da superfície estão contaminados, 12 milhões de toneladas de grão se contaminam a cada ano devido a agentes nocivos, como metais pesados.

Segundo a Administração Meteorológica da China, 30 das 34 províncias do país participaram de operações de alteração do clima e estão equipadas com mais de 12 mil dispositivos para bombardear as nuvens, da terra e do ar, com iodeto de prata, o catalisador mais empregado para produzir chuva artificial.

A China defende a manipulação do clima para resolver seus problemas meteorológicos e utilizará estas técnicas também nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 para evitar, por exemplo, que chova durante a cerimônia de inauguração.

Jornal do Brasil on line



Nenhum comentário: