quinta-feira, 26 de abril de 2007

Preocupação ecológica chega à Fimec

Preocupação ecológica chega à Fimec


ROBERTA PSCHICHHOLZ/ Vale do Sinos/Casa Zero Hora


Presença freqüente nos noticiários como causador de desastres ecológicos, o setor coureiro-calçadista dá exemplos de que despertou para a onda do ecologicamente correto.

Atenta a essa tendência mundial, a Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (31ª Fimec) será carbon free (neutra em carbono). A mostra começa hoje, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A abertura oficial está marcada para as 18h e é esperada a participação da governadora Yeda Crusius. A programação segue até sexta-feira, das 13h às 20h.

Há dois meses, a direção da Fenac - promotora da Fimec - encaminhou análise do impacto ambiental causado pela feira à empresa de assessoria ambiental Hack Consultoria & Projetos. A partir de cálculos baseados em números da mostra de 2006, constatou-se a necessidade de plantio de 550 novas árvores como forma de compensar e absorver a emissão de 99,02 toneladas de dióxido de carbono à atmosfera durante os quatro dias da feira.

Iniciativa deve ser levada a outros eventos da Fenac

As mudas serão de 15 espécies nativas, cultivadas no horto florestal mantido pela prefeitura de Novo Hamburgo. Ontem, foi firmada parceria com a administração municipal, que será responsável pelo plantio das árvores, agendado para agosto e setembro, época mais adequada à sobrevivência das plantas.

- Hoje, são exceções as empresas (da cadeia coureiro-calçadista) que não mantêm projetos para tratamento de resíduos e diminuição do impacto ambiental de suas atividades - revela a diretora comercial da Hack Consultoria & Projetos, Adriana Hack, que assessora mais de 50 clientes do ramo em todo o Estado.

A direção da Fenac pretende repetir a compensação em todas as feiras.

- Sabemos da importância de desenvolver essa consciência ambiental e esperamos que essa idéia sirva de modelo - diz o diretor-presidente da Fenac, Júlio Cézar Camerini.

As 550 mudas de árvores nativas serão plantadas nas margens dos arroios Luiz Rau, Pampa, Gauchinho e do Rio dos Sinos.

Zero Hora


Nenhum comentário: