terça-feira, 10 de abril de 2007

China participará de conversações pós-Kyoto, afirma jornal

A China, o segundo maior emissor de gás poluente do mundo, participará das negociações para estabelecer um calendário que busca limitar o aquecimento global depois de 2012, informou neste sábado o jornal Yomiuri Shimbun.

Especialistas no assunto apresentaram na sexta-feira um alerta mais severo sobre o impacto do aquecimento global, no qual culpam a emissão de gases derivados de combustíveis fósseis que provocam o efeito estufa.

A China, que neste ano poderá superar os Estados Unidos como o maior emissor de gás carbônico do mundo, não faz parte do Protocolo de Kyoto (que termina em 2012), o mais importante plano para limitar esse tipo de emissão.

Segundo o jornal, Pequim expressará sua intenção de participar das negociações para estabelecer um plano pós-Kyoto em um comunicado conjunto a ser apresentado durante a visita do primeiro-ministro chinês, Wen jiabao, ao Japão na próxima quarta-feira.

Especialistas vêm dizendo que qualquer acordo posterior a Kyoto só terá êxito se os principais emissores, incluindo China, Índia e Estados Unidos, estiverem envolvidos.

(Fonte: Reuters / JB Online)

Nenhum comentário: