quarta-feira, 4 de abril de 2007

Brasileiros são os mais preocupados com o aquecimento global

Os brasileiros são o povo mais preocupado com o aquecimento global, segundo pesquisa de opinião feita para a rede de TV BBC e divulgada nesta terça-feira (03).

A pesquisa, que envolveu 14 mil pessoas de 21 países, mostrou também que mais de dois terços da população mundial estão preocupados com o assunto.

Os americanos, porém, estão entre os menos ansiosos, embora seu país seja a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa.

"Mais de dois terços (68%) do mundo estão preocupados com a mudança climática, com os sul-africanos (82%) e os brasileiros (87%) entre os mais apreensivos", informou um comunicado com os principais resultados.

Os menos ansiosos com o assunto são os americanos (57%) e os indianos (59%).

Americanos - A pesquisa, feita pelo grupo de pesquisa Synovate, aponta que dois terços dos entrevistados reconhecem os EUA como o maior responsável pelo problema.

"Quase quatro em cada cinco americanos, no entanto, acreditam que não há um país que seja responsável", diz o comunicado.

Os EUA são o principal emissor de gases de efeito estufa - quase um quarto do total mundial, à frente de China, Rússia e Índia. Em termos de emissão per capita, cada americano é responsável por cerca de 20 toneladas/ano, contra a média mundial de menos de 4 toneladas/ano.

Ainda assim, a pesquisa descobriu que 22% dos americanos compraram ou pretendem comprar um carro menor - mais que a média mundial, de 20%.

O presidente dos EUA, George W. Bush, retirou o país do Protocolo de Kyoto, o principal plano da ONU - Organização das Nações Unidas para a redução de emissão de gases de efeito estufa, em 2001, alegando, entre outros motivos, que isso prejudicaria o emprego de trabalhadores americanos.

Efeitos do aquecimento - Em fevereiro, do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da ONU, divulgou um relatório em que concluía com quase toda a certeza que o comportamento humano provoca o aquecimento global.

Nesta semana, o IPCC realiza uma nova conferência em Bruxelas para debater o segundo relatório, sobre os efeitos do aquecimento global. Ele deve ser divulgado na sexta-feira (6).

Segundo esse novo relatório, mares mais quentes causarão o desaparecimento de recifes de corais e peixes que vivem neles. Milhões de pessoas em cidades costeiras e em bacias de rios sofrerão com enchentes.

Nos países latino-americanos, calcula-se que entre 100 e 400 milhões de pessoas podem ter problemas de acesso à água potável no ano 2080.

(Reuters/ Folha Online)

Nenhum comentário: