quinta-feira, 26 de abril de 2007

Aquecimento global pode causar conflitos armados, afirmam especialistas

A elevação do nível dos oceanos, as secas e as enchentes provocadas pelo aquecimento global podem detonar conflitos armados nas próximas décadas, afirmaram especialistas na segunda-feira, véspera do primeiro debate do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas.

E as regiões tropicais e pobres da África e da Ásia devem ser as mais atingidas, talvez criando tensões com países ricos localizados nas regiões temperadas do norte do globo, que devem ficar livres dos piores efeitos do aquecimento atribuído à queima de combustíveis fósseis.

Segundo Janos Bogardi, chefe do Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade da ONU, acredita que o aquecimento obrigará centenas de milhões de pessoas a abandonarem suas casas. Segundo o pesquisador, o conflito na região de Darfur (Sudão), onde 200 mil pessoas já morreram, era "provavelmente o exemplo mais gritante" de um conflito parcialmente provocado pela degradação do solo.

No longo prazo, a elevação do nível dos oceanos provocada pelo derretimento das calotas polares e de geleiras poderia tragar grandes faixas de terra de países como Bangladesh, fazendo com que milhões de pessoas emigrassem e aumentando as chances de surgirem conflitos em torno do domínio da terra.

O Conselho de Segurança discutirá o tema nesta terça-feira, pela primeira vez.

As informações são do Terra, com Agências Internacionais

Nenhum comentário: