sexta-feira, 23 de março de 2007

Niño se transforma em La Niña

16/03/2007

RIO - O clima passou de um extremo ao outro no Oceano Pacífico, com potenciais conseqüências globais. Um satélite da Nasa flagrou sinais de que o fenômeno climático do El Niño não só cedeu como está se transformando no seu oposto, a La Niña. Enquanto o El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico, a La Niña é marcada pelo esfriamento fora do normal.

Imagens do satélite Jason, da Nasa, revelam que o processo começou há cerca de dois meses. O Jason mede alterações no nível do mar. Quando esquenta, a água se dilata. Assim, a elevação ou a redução do nível do mar podem ser captadas pelo altímetro do Jason. É dessa forma que o satélite indica as regiões do mar onde as temperaturas estão mais elevadas ou mais baixas do que a média.

O começo de uma La Niña foi indicado por uma área com o nível mais baixo do que o normal. Em setembro de 2006, o Jason captou sinais de um El Niño moderado. Na América do Sul, o fenômeno é marcado pela intensificação da seca no Nordeste brasileiro e das chuvas no oeste do continente e no Sul e no Sudeste do Brasil.

Já a La Niña pode trazer um inverno mais frio do que a média para o Sul e o Sudeste do Brasil. De forma geral, a La Niña reduz a umidade do ar e causa seca em vastas áreas da costa oeste das Américas do Sul e do Norte. Tudo vai depender da intensidade do fenômeno.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: