sexta-feira, 23 de março de 2007

Moscou registra temperatura mais alta em 105 anos

Os termômetros de Moscou marcaram ao meio-dia (horário local) desta quinta-feira, 22, a temperatura de 12,6 graus Celsius, a mais alta em um 22 de março desde 1902, quando foram registrados 12 graus Celsius na capital russa.

"A temperatura continuou alta e já chegou a 13 graus Celsius", disse pouco depois à agência de notícias russa Interfax o diretor do serviço meteorológico de Moscou, Alexei Liakov, que admitiu que as máximas poderiam alcançar os 14 graus Celsius.

Liakov acrescentou que será possível estabelecer a máxima absoluta da temperatura para 22 de março "apenas às 21h (15h de Brasília), quando tiver terminado a coleta de informação do dia inteiro".

Neste primeiro semestre do ano, as temperaturas em Moscou e na maior parte européia da Rússia estão superando em até 10 graus Celsius os índices normais para a primavera (hemisfério norte).

As autoridades municipais de Moscou estudam a possibilidade de desligar a calefação central nos próximos dias, informou nesta quinta a televisão estatal Rusia.Geralmente, a calefação é desligada em Moscou quando, por cinco dias seguidos, a média das temperaturas nas ruas fica acima dos 8 graus Celsius.

No ano passado, a temporada de calefação foi muito longa e terminou apenas na metade de maio. Até agora, as temperaturas anormalmente altas superaram quatro vezes as marcas absolutas para um determinado dia.

(Efe/ Estadão Online)

Nenhum comentário: