terça-feira, 14 de setembro de 2010

Os primeiros 8 meses do ano foram os mais quentes da história


O período entre janeiro e agosto deste ano foi o mais quente desde que as medições da Nasa, agência espacial americana, começaram, há 131 anos. Segundo técnicos da Nasa, o mês de julho é uma amostra do que as próximas décadas de planeta sob mudanças climáticas podem apresentar. Nós já tínhamos antecipado, no mês passado, que o primeiro semestre de 2010 fora o mais quente da história.

Segundo os especialistas em clima, é praticamente certo que este ano vai ultrapassar a marca de 1998, que hoje é o 4o ano mais quente da história. Os recordes mês a mês até agora também estão bem próximos do ano mais quente de 2007, o ano mais quente registrado até agora. Mas a expectativa é que as temperaturas médias do planeta caiam um pouco nos próximos meses. Isto porque agora o clima global está sob influência do fenômeno cíclico La Niña, marcado por um resfriamento do oceano Pacífico, com repercussões no resto do planeta.

Porém, mesmo com a ajudinha da La Niña, a temperatura não parece estar despencando. Dados preliminares de medições feitas por satélites indicam que o mês de agosto de 2010, já sob influência de La Niña, teve temperaturas quase idênticas às do mesmo mês em 1998, que teve o agosto mais quente já medido.

A imagem acima mostra como as temperaturas médias entre janeiro e agosto de 2010 ficaram mais altas do que a média que os cientistas usam como referência, entre 1951 e 1980 (que já é um período de moderado aquecimento climático). Também compara o período com 2005 (que detem o recorde para os 12 meses do ano) e 1998 (que tinha o recorde para esses 8 primeiros meses).

Enquanto algumas pessoas aqui embaixo perdem tempo questionando o consenso científico de que as mudanças climáticas estão acontecendo e que podem ser devastadoras, a atmosfera não espera.

Fonte: Por Alexandre Mansur - Revista Época

Nenhum comentário: