sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aquecimento global causou extinção dos mamutes, aponta estudo

 
herb�oros de grande porte, os mamutes foram extintis h�4 mil anos
Herbívoros de grande porte, os mamutes foram extintos há 4 mil anos/Imagem: ecstaticist

Os efeitos das mudanças climáticas sobre a vegetação, pela qual os mamutes se alimentavam, provocaram o desaparecimento desses animais há 4 mil anos, segundo um estudo recente da universidade britânica de Durham.

Até o momento, acreditava-se que a caça desenfreada dos seres humanos seria a principal causa da extinção dos Mammuthus primigenius. Há cerca de 14 mil anos, eles fizeram parte da paisagem europeia, mais precisamente ao Norte da Sibéria, onde acabaram mortos.

A pesquisa revela que a elevação da temperatura do planeta, com o fim da época mais fria da chamada Era do Gelo (cerca de 21 mil anos atrás), registrou um declínio nas áreas de pradarias nas quais os mamutes se alimentavam.

As razões de tal extinção são incertas e viraram alvo de um intenso debate entre os cientistas. Enquanto uns argumentam que o processo está ligado ao aquecimento global, outros defendem que as pressões em decorrência de uma população humana crescente foram as principais causas do desaparecimento. Uma terceira teoria, por sua vez, atribui o fim dos mamutes à colisão de um meteoro.

"O que os nossos resultados sugerem é que as mudanças climáticas, por meio do efeito que teve sobre a vegetação, foi o fator-chave que causou a redução da população e a extinção dos mamutes e de outros herbívoros de grande porte", explicou à BBC o professor Brian Huntley, que coordenou o estudo.

Metodologia
Com auxílio de um computador, a pesquisa recriou modelos que simularam a vegetação na Europa, Ásia e América do Norte nos últimos 42 mil anos. Os cientistas levaram em conta o que se acredita ter sido o comportamento do clima durante esse período e exemplos de como determinados tipos de vegetação crescem em diferentes condições.

Eles concluíram que as baixas temperaturas e as condições especialmente secas da Era do Gelo, combinadas com as baixas condições de emissão de dióxido de carbono (CO2), não favoreciam o crescimento de árvores, que absorvem o gás-estufa.

Em vez de florestas, a paisagem daquela época era marcada por vastas áreas de pradarias, ideais para herbívoros de grande porte, como os mamutes. No entanto, com o passar dos anos, o clima se tornou mais quente e úmido. No fim do período glacial, a concentração de CO2 era mais elevada. Como consequência, as árvores tomaram áreas que antes eram de pradarias.

"No ápice da Era do Gelo, os mamutes e outros herbívoros contavam com mais alimentos, mas à medida que caminhamos para uma etapa pós-glacial, as árvores gradualmente substituíram os ecossistemas herbáceos e isto reduziu muito a área de pastagem", concluiu Huntley.

Com informações da BBC
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/aquecimento-global-causou-extincao-dos-mamutes

Nenhum comentário: