terça-feira, 13 de abril de 2010

Água e mudanças climáticas

Por Juliana Lopes, Revista Idéia Socioambiental

CDP Water Disclosure convida empresas a refletir sobre como operar com recursos hídricos escassos.

Depois de propor às empresas um novo olhar sobre o seu negócio a partir da mensuração, comunicação e gestão de emissões de carbono, o Carbon Disclosure Project lança um novo desafio às organizações. Nesta quarta-feira, 7 de abril, encaminha o primeiro pedido de informação do CDP Water Disclosure a mais de 300 companhias de todo o mundo, solicitando que mensurem e tornem públicos os dados sobre o seu consumo de água, os riscos e oportunidades relacionados às suas operações e cadeia de valor, bem como os planos de gestão dos recursos hídricos.

Essas 300 empresas estão listadas no Global 500, ranking anual da revista Forture das maiores corporações do mundo, e representam setores intensivos no consumo de água, como automotivo, construção, energia, bens de consumo não duráveis.

Para Paul Dickson, executivo-chefe do CDP, muito do impacto da mudança climática será refletido na disponibilidade de água, por isso a organização pretende oferecer o mesmo sistema utiizado para gerir emissões, dessa vez com o intuito de auxiliar as companhias a operarem em um mundo de  recursos hídricos escassos.

O pedido de informação do CDP Water Disclosure foi assinado por 137 instituições financeiras globais, entre elas Allianz Group, CalSTRS, HSBC, ING, Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG) e National Australia Bank, que juntas totalizam U$S 16 trilhões em ativos.

Molson Coors,  Ford, L’Oréal, PepsiCo e Reed Elsevier são algumas das empresas que já se comprometeram a responder a aderir ao CDP Water Disclosure. Outras companhias, que não receberem o pedido de informação, também são bem vindas a participar do CDP Water Disclosure.

Os resultados do questionário serão publicados em um relatório anual, que será divulgado no último trimestre de 2010.

Conheça o CDP

Criado em 2004, o Carbon Disclosure Project encoraja companhias a mensurar, reduzir e gerenciar suas emissões de carbono e já conta com 3700 empresas signatárias. A organização atua como intermediária entre acionistas e companhias, alertando-os quanto às implicações das mudanças climáticas nos negócios.

Anualmente, o CDP encaminha um questionário, formulado por investidores institucionais e endereçado às empresas listadas nas principais bolsas de valores do mundo, visando obter a divulgação de informações sobre as políticas de mudanças climáticas. O GHG Protocol, elaborado pela World Resorces Institute e World Business Council for Sustainable Business, é ferramenta utilizada para mensurar as emissões.

O Carbon Disclosure Project detém hoje a maior plataforma de dados de emissões corporativas de gases de efeito estufa do mundo. Publica um relatório, anualmente, que oferece uma análise detalhada de como as maiores companhias do mundo estão respondendo às mudanças climáticas.

Em 2009, o pedido de informação anual do CDP foi assinado por 475 investidores institucionais internacionais que juntos movimentam U$S 55 em ativos. Essa solicitação também foi estendida aos fornecedores por meio do CDP Supply Chain que conta com a adesão de 40 empresas dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil. Ao integrar o projeto, as companhias e seus fornecedores acabam por gerenciar riscos, uma vez que a pressão por produtos e processos menos intensivos em carbono é crescente.

Idéia Socioambiental

Nenhum comentário: