quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

França quer imposto financeiro em acordo climático

A França está pressionando por um acordo político na conferência do clima em Copenhague para incluir um imposto sobre transações financeiras para ajudar países em desenvolvimento, diz o ministro dos Negócios Estrangeiros Bernard Kouchner.

Kouchner diz que um imposto muito pequeno – 0,005 por cento sobre as transações financeiras – ajudaria a combater a pobreza nos países em desenvolvimento, promoveria a educação e a saúde, e assumiria os custos da luta contra a mudança climática.

Tal imposto sobre todas as movimentações financeiras seria “impossível sentir-se”, diz ele, explicando que ela produz apenas 5 centavos de dólar “em um movimento de milhares de dólares, um milhar de euros”.

Ele admite que há oposição, mesmo em países liberais, mas ele prevê que “todos os povos do mundo vão aceitar esse tipo de contribuição”.

“Isso será feito, acredite em mim, isso será feito. Eu não sei quando. Mas eu sei que nósvamos reequilibrar a responsabilidade  e os sofrimentos deste mundo “, disse Kouchner.” Se vier por meio desta conferência, será um grande, grande, grande, grande, benefício “.

O secretário-geral Ban Ki-moon expressa a esperança de que a proposta francesa “será discutido em Copenhague como uma forma de gerar apoio financeiro, além de financiamentos públicos a serem fornecidos pelos governos.”

O secretário-geral diz que, com 105 líderes mundiais esperados em 18 de dezembro, há um impulso para alcançar um acordo político forte em Copenhague.

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: