quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dinamarca está pronta para pagar a sua parte

A Dinamarca é um dos primeiros países do mundo a  destinar verbas para que os países em desenvolvimento fortaleçam suas capacidades de combater as mudanças climáticas a curto prazo, disse o governo dinamarquês.

Dinamarca – o país hospedeiro da corrente conferência da ONU sobre mudanças climáticas- colocou dinheiro na mesa para a adaptação dos países em desenvolvimento às mudanças climáticas.

Desde que haja um acordo climático global e os outros países paguem as suas parte também, a Dinamarca irá  destinar  0,16 bilhões de euro para ajudar países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades de combater as mudanças climáticas à curto prazo (2010-2012).

Os fundos que a Dinamarca irá destinar está de acordo com a opinião da União Européia de que necessita-se de um acordo imediato que financie os países em desenvolvimento de  2010 à 2012, seguido de um aumento proporcional significante proveniente do  fluxo de caixa publico e privado para os países em desenvolvimento a partir de 2013. A UE estimou que são necessários ( para 2010-2012) entre 5 à 7 bilhões de euros.

Em um press release, o governo dinamarquês alegou que a Dinamarca quer contribuir à ação imediata nos países em desenvolvimento, logo após a conferência sobre mudanças climáticas.

“Nós queremos mandar um sinal claro para os outros países de que dinheiro é necessário nas mesas de negociação em Copenhague.  Sem financiamento dos países mais pobres, que serão os mais afetados pelas mudanças climáticas, não haverá um acordo climático,” diz  Ulla Tørnæs, o Ministro dinamarquês de Cooperação ao Desenvolvimento.

AmbienteBrasil

Nenhum comentário: