sábado, 12 de setembro de 2009

Terremotos, tsunamis, erupções: culpa do aquecimento global?

 
Traduzido e adaptado de Robin McKie/The Observer/The Guardian*

Cientistas estão apontando uma dramática evidência de que o aquecimento global ameaça o planeta de um jeito novo e inesperado – causando terremotos, tsunamis, avalanches e erupções vulcânicas.

Relatórios de grupos internacionais de pesquisadores – que serão apresentados em uma conferência em Londres na próxima semana – mostram que as mudanças climáticas, causadas pelas crescentes emissões de gás carbônico por veículos, fábricas e usinas de energia, não apenas afetam a atmosfera e o mar como estão alterando a geologia da Terra.

O derretimento das geleiras pode provocar avalanches e inundações nos Alpes e em outras cadeias montanhosas e chuvas torrenciais no Reino Unido podem causar vastas erosões, enquanto o desaparecimento do gelo na Groelândia e na Antártida faz com que aconteçam deslizamentos no fundo do mar, levando ao aparecimento de tsunamis.

Ao mesmo tempo, o desaparecimento das calotas polares mudará as pressões que agem sobre a crosta terrestre, provocando erupções vulcânicas ao redor do globo. A vida na Terra encara um futuro quente – literalmente.

“Não são apenas os oceanos e a atmosfera que estão conspirando contra nós, trazendo temperaturas extremamente quentes, mais tempestades poderosas e enchentes, mas a crosta sob nossos pés parece propícia a fazer o mesmo também”, diz o professor Bill McGuire, diretor do Benfield Hazard Research Centre, da University College London (UCL).

“Talvez a Terra esteja tentando nos dizer algo”, completa McGuire, que é um dos organizadores da conferência Climate Forcing of Geological Hazards (Perigos Geológicos Causados pelo Clima, em tradução livre), que começa no dia 15 de setembro.

Algumas das evidências-chave a serem apresentadas vêm de estudos da atividade vulcânica no passado. Eles indicam que, quando áreas de gelo desaparecem, o número de erupções aumenta, segundo o professor David Pyle, do departamento de Ciências da Terra da Universidade de Oxford.

Leia o artigo completo em inglês

*Título original: Climate change: melting ice will trigger wave of natural disasters

Foto: spekulator/stock.xchng

Nenhum comentário: