terça-feira, 22 de setembro de 2009

Oficina debate diretrizes de educação ambiental para o Plano sobre Mudança do Clima


Nos dias 23 e 24 de setembro será realizada em Brasília a Oficina "Educação Ambiental no contexto das Mudanças Climáticas". O objetivo do evento é discutir pressupostos básicos para a elaboração de diretrizes e estratégias de educação ambiental a serem incorporadas ao Plano Nacional sobre Mudanças do Clima.

A ação está sendo promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) e seu Departamento de Educação Ambiental (DEA), com apoio do Fórum Brasileiro de ONGs (FBOMs), de Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento e sociedade civil. A oficina será realizada, a partir das 9h, no Hotel Phenícia- Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5 Bloco J, Brasília.

Participarão do debate representantes do governo, dos setores produtivo e educacional, da sociedade civil organizada, de tradições religiosas e populações tradicionais. Durante o evento, os participantes vão estabelecer prioridades de conteúdos e abordagens para ações de comunicação e ensino formal (incluindo profissionalizante e extensão universitária) e não-formal, além de prioridades, metas e indicadores de processos e resultados para cada tema.

 De acordo com Claudison Rodrigues, diretor do DEA, o aquecimento global, as mudanças climáticas e os impactos ambientais resultantes destes processos são temas que devem ser amplamente debatidos. O objetivo da ação é mobilizar a sociedade para que sejam realizados todos os esforços com os recursos disponíveis, pois os problemas tradicionalmente existentes na agenda da sociedade - como perda de biodiversidade, degradação do solo e dos corpos hídricos, migração e segurança alimentar, dentre outros  serão potencializados pelo aquecimento do planeta.

Rodrigues explica que a educação ambiental é um poderoso instrumento para a transformação de valores, comportamentos e padrões de consumo, em busca de uma sociedade mais sustentável.

Plano Clima - O Plano Nacional sobre Mudança do Clima foi elaborado no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudanças do Clima e recebeu contribuições da Conferência Nacional do Meio Ambiente e do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, sendo aberto para consulta pública pela internet no dia 1° de outubro de 2008 e publicado em dezembro do mesmo ano.

O plano pretende incentivar o desenvolvimento e o aprimoramento de ações de mitigação e adaptação no Brasil, colaborando com o esforço mundial de redução das emissões de gases de efeito estufa, bem como para a criação de condições internas para lidar com os impactos das mudanças climáticas globais.

ASCOM

Nenhum comentário: