quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Contra aquecimento, brasileira expõe mil esculturas de gelo na Alemanha

 
Esculturas de gelo representam derretimento das calotas polares
Mil esculturas de gelo feitas pela artista brasileira Nele Azevedo começaram a derreter nas escadarias do Concert Hall, em Berlim, na Alemanha, nesta quarta-feira.
Patrocinado pela ONG Fundo Mundial para a Natureza, a WWF, o evento visa chamar a atenção do mundo para o derretimento das calotas polares em razão do aquecimento global.
De acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira pela WWF, quase 25% da população mundial está ameaçada pelas inundações em consequência do degelo do Ártico.
Em 2100, o nível dos oceanos terá aumentado mais de um metro, colocando em risco as populações que vivem em regiões litorâneas, alerta a ONG no estudo publicado à margem da conferência sobre o clima que acontece em Genebra até 4 de setembro.
Atualmente, o Ártico aquece duas vezes mais rápido do que a Terra, o que constitui uma ameaça atodo o planeta”, disse o chefe de política climática do WWF Suíça, Patrick Hofstetter, citado no comunicado.
À medida que a extensão do gelo diminui e que a superfície dos oceanos aumenta, a quantidade de energia solar absorvida também aumenta. “Isso faz com que as temperaturas subam mais ainda”, afirma o estudo.
O aquecimento climático libera, além disso, grande quantidades de metano, gás do efeito estufa, na região polar, acelarando o degelo nas zonas árticas.
É preciso que os países industrializados reduzam em pelo menos 40% de suas emissões de CO2 até 2020”, enfatizou Hofstetter.
Em dezembro, líderes de diversos países devem assinar um acordo na cidade de Copenhague, na Dinamarca, para suceder o Protocolo de Kyoto a partir de 2013.
Fonte: Band.com


Nenhum comentário: