sexta-feira, 21 de agosto de 2009

El Niño atuará no Pacífico até 2010, diz OMM

Por Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.

Organização Mundial de Meteorologia indica que o El Niño poderá alterar as condições climáticas em partes das Américas, Ásia e África; fenômeno se caracteriza pelo aquecimento de 0,5 a 1 grau das águas nas regiões central e oriental do oceano Pacífico.

A Organização Mundial de Meteorologia, OMM, informou nesta quarta-feira, que o fenômeno climático El Niño se estabeleceu sobre o oceano Pacífico e poderá causar alterações na quantidade de chuva em partes das Américas, Ásia e África.

Segundo a OMM, o El Ninõ deste ano é moderado em comparação com o de 1997, quando a temperatura do mar subiu dois gaus, mas o fenômeno continuará em atividade até os primeiros meses de 2010.

Instabilidade Meteorológica

O diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil, Antônio Divino Moura, disse à Radio ONU, de Brasília, que o El Niño é um dos componentes que influenciam as formações climáticas.

"Não se pode falar simplesmente sobre o El Niño e seus impactos. Por que se olharmos no passado, e temos estudos feitos desde 1961, veremos que em certos anos do El Niño você tem chuvas abundantes em um local, ou até precipitações normais. Ao contrário também, você pode ter um ano neutro e ter ventos climáticos severos. Então o El Niño é um dos componentes que atuam na formação do clima de uma certa região", declarou.

A OMM alerta que partes do sul e leste da Ásia poderão ser afetadas pelo El Niño devido a diminuição dos ventos monção vindos do mar.

Segundo a OMM, a África também deverá ter um aumento de secas durante a duração do fenômeno.

Siga a Rádio ONU no Twitter.

Para ouvir esta notícia clique em http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2009/09081912i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/168517.html http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/168461.html" target="_blank">


(Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: