quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O papel dos parques urbanos na educação ambiental.

Os parques urbanos desempenham um papel de destaque para manter viva a aproximação entre o ser humano e o ambiente natural, mas para isso é necessário que haja um intenso cuidado, a fim de não se tornarem “Terra de Ninguém”.

Autora: Gladis Franck da Cunha

1-Vista aérea Redenção

1-Vista aérea da Redenção.

Os parques urbanos são espaços públicos e gratuitos que oportunizam momentos de reencontro com o ambiente natural ou com a vida rural, quebrando a dureza do concreto e do trânsito construídos pelo ser humano e possibilitando momentos de maior liberdade e devaneios.

2-Detalhes do parque de Berlim

3-Detalhes do parque de Berlim

2-3-Detalhes do parque de Berlim em que se observam os contatos entre o ambiente construído e o natural.

A possibilidade de devaneio depende da certeza da segurança. Para isso, os parques devem ser mantidos e cuidados. Em parques alemães como o de Köln há marcas nas árvores, indicando que elas estão sendo constantemente observadas para serem cortadas sempre que houver perigo de caírem.

4-Árvore marcada para ser cortada

4-Árvore marcada para ser cortada.

5-Troncos de árvores cortadas

5-Troncos de árvores cortadas são amontoados para serem posteriormente utilizados pela prefeitura de Köln.

Em Viena, os arbustos cobertos durante o inverno indicam que este local está sendo constantemente vigiado e preservado. Além disso, estes cuidados mostram que as relações entre o ser humano e a natureza podem ser harmônicas e nós nos constituirmos em um fator de preservação, em vez de destruição, chamando a atenção para nossa responsabilidade de manter o local limpo.

6-Viena arbustos cobertos

6-Arbustos cobertos em Viena.

Em alguns parques podem ser realizados passeios a pé ou de bicicletas e observadas cenas rurais, como em Köln onde há um rebanho de ovelhas, sendo diariamente pastoreado.

7-Rebanho de ovelhas ao longo do passeio

7-Rebanho de ovelhas ao longo do passeio

8-O cão pastor se dedica ao seu trabalho

8-O cão pastor se dedica ao seu trabalho sem se deixar intimidar pelos visitantes curiosos.

O contato entre o ambiente natural e o construído permite a comparação entre tecnologias antigas e modernas. A velha pastora evita olhar para máquina fotográfica enquanto realiza um trabalho usando procedimentos milenares vestindo indumentária contemporânea para proteger-se do frio. Um carrinho de bebê sofisticado possibilita uma convivência confortável desde os primeiros anos com ambientes naturais, mesmo no frio inverno alemão. Estas imagens indicam que algumas coisas permanecem, enquanto outras mudam.

9-A pastora e seu rebanho

9-A pastora e seu rebanho.

10-Homem passeando com bebê no parque de Köln

10-Homem passeando com bebê no parque de Köln.

O contato com animais selvagens “urbanizados” também é possível em parques. Em geral, podem ser observadas aves, mas também podemos visualizar e até tocar em alguns mamíferos conhecidos ou não.

11-Casal de patos Mandarim se preparando para uma soneca

11- Casal de patos Mandarim se preparando para uma soneca.

12-Pequeno esquilo entre galhos e o inicio do brotamento

12-Pequeno esquilo entre galhos e o inicio do brotamento.

13-Harém de renas anãs, com o macho à frente

13-Harém de renas anãs(?), com o macho à frente, circunda mulher e criança na perspectiva de receber pedacinhos de pão.

14-Cisne se aproxima curioso

14-Cisne se aproxima curioso com a perspectiva que o fotógrafo lhe presenteie com algum quitute.

Outro encontro presente nos parques é o da natureza e com a arte, dessa forma durante os devaneios é possível sensibilizar o olhar para obras de arte e ser sensibilizado por elas.

15-Escultura contemporânea no parque de Köln

15-Escultura contemporânea no parque de Köln.

16-Anjo da Paz no Centro do Parque de Berlim

16-Anjo da Paz no Centro do Parque de Berlim reúne os fragmentos de um parque que é recortado por largas avenidas.

17-Chafariz Redenção

17-Escultura em fonte do Parque da redenção em Porto Alegre.

18-A parede de vidro

18-A parede de vidro na construção à beira do Parque de Köln possibilitou uma decoração mutável pelas transformações sazonais, ângulo de observação e luminosidade que incide sobre a vegetação.

Um passeio por um parque pode aliviar as tensões do ambiente urbano e possibilitar atividades físicas saudáveis como caminhadas ou corridas. Para tanto, estes espaços gratuitos, que constituem um patrimônio comum dos munícipes, precisam ser priorizados pelo poder público que deve garantir a sua preservação e proteção, a fim de que possam ser utilizados como espaços de educação por pais e filhos ou por grupos de estudantes e professores, pois a convivência em ambientes naturais favorece a sensibilização pelas questões ambientais.

Nenhum comentário: