terça-feira, 2 de dezembro de 2008

UE descarta fechar acordo climático para 2013 em Poznan

A União Européia chegou à reunião das Nações Unidas sobre mudança climática de Poznan, na Polônia, sem esperanças de fechar um texto de acordo internacional para substituir o Protocolo de Kyoto a partir de 2013.

"Se trata de uma reunião intermediária, em que esperamos que sejam tomadas decisões que permitam avançar para um texto concreto", disse um especialista comunitário.

Segundo a Comissão Européia, como a nova administração dos Estados Unidos ainda não está no cargo e é o presidente George W. Bush que está negociando em Poznan, é quase impossível que o encontro tenha um caráter conclusivo.

O que se espera da UE é que fixe um calendário de trabalho e concretize, se necessário, um encontro ministerial extraordinário para o verão (hemisfério norte) do ano que vem, que permita o avanço nas negociações visando a reunião final de Copenhague.

Além disso, Bruxelas confia que se tome uma decisão sobre como colocar a disposição dos países em desenvolvimento, o quanto antes, o fundo de adaptação previsto no Protocolo de Kyoto.

A conferência de Poznan reunirá os 192 integrantes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática.

Fonte: Estadão Online

Nenhum comentário: