quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Indústria da Reciclagem de Sucatas movimenta São Paulo em outubro

O mês de outubro reserva atenção especial para a reciclagem em escala industrial. Nos dias 7, 8 e 9, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, vai sediar a 3ª Exposucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem de Sucatas. Dirigido às empresas que geram, comercializam, mediam e consomem commodities sucateadas em grandes volumes, o evento propõe um amplo debate sobre os rumos e oportunidades de uma indústria que, atualmente, movimenta US$ 3 bilhões por ano.

Além das novidades em equipamentos, produtos e serviços para o setor, a Exposucata reunirá especialistas, técnicos e formadores de opinião no Congresso Internacional da Indústria da Reciclagem. Destaque para a participação do empresário inglês Peter Mathews, membro do Bureau Internacional de Reciclagem e presidente da Black Country Metals, que falará sobre “A importância dos metais para a sustentação da economia mundial”. As novas práticas de imposto sobre produtos reciclados será debatida pelo secretário executivo da Associação Brasileira da Indústria da Reciclagem de Papel, Manoel Padreca.

No cenário das economias consideradas emergentes no mercado global de sucatas, a América Latina está posicionada logo atrás da China e da Índia. A região é a “bola da vez” da reciclagem. Isso colabora para o sucesso de um evento como a Exposucata. “O baixo custo da mão-de-obra na região faz com que a logística reversa de diferentes sucatas no Brasil esteja entre as mais baratas do mundo”, afirma Adriano Assi diretor da Exposucata e publisher da Ecobrasil Editora.

De acordo com estudos da PricewaterhouseCoopers, em 2050 o E7, grupo das sete maiores economias emergentes no mundo (China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia), será cerca de 50% maior que o atual G7 (E.U.A., Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá). As projeções também indicam que em 2050 a economia brasileira poderá estar entre as maiores economias do mundo. “É preciso organizar a cadeia produtiva de sucatas no País e avançar na capacitação das empresas que comercializam, processam e consomem materiais reciclados”, avalia Assi.

Sobre a Exposucata


Realizada pela primeira vez em 2006, a Exposucata reuniu 800 visitantes/compradores de 9 países. No ano seguinte, 1,8 mil potenciais compradores e investidores de 15 países acompanharam a mostra, as palestras promovidas por congressistas internacionais e as novidades de 32 expositores. Em 2008, estima-se a presença de mais de 2 mil participantes O espaço de 4,7 mil metros quadrados do Pavilhão 1 do Centro Imigrantes abrigará cerca de 40 expositores, dos diversos segmentos da indústria da reciclagem: metais ferrosos e não ferrosos, papel, plástico, eletrônicos, madeira etc. Já estão confirmados expositores vindos da Itália, França, Espanha, China, Alemanha e Estados Unidos. A 3ª edição da Exposucata é promovida pela Ecobrasil Editora.

Serviço

Exposucata 2008 - Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem de Sucatas
Data: 7 a 9 de Outubro de 2008
Horário: das 12h às 20 horas
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo
http://www.exposucata.com.br / Tel. (11) 5535-6695.


(Envolverde/Portal do Meio Ambiente)

Nenhum comentário: