segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Avançam negociações em torno do Plano Amazônia Sustentável

O governador Waldez Góes, juntamente com os demais governadores da Amazônia Legal, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as propostas discutidas em três encontros ocorridos neste ano em Mato Grosso, no Pará e nessa quinta-feira, 11, em Brasília (DF), referentes ao Plano Amazônia Sustentável (PAS).

Dentre as propostas apresentadas pelos governadores, a necessidade do governo federal avançar no processo de regularização fundiária da Amazônia. Os governadores sugeriram ao presidente Lula que há necessidade de um maior engajamento dos estados em torno do assunto.

Outra proposta foi a possibilidade da criação de uma Agência Executiva que fará a interlocução dos estados com o governo federal. A restrição ao desmatamento da Amazônia também foi outra proposta abordada durante o encontro com o presidente.

Para o governador Waldez Góes, o encontro foi positivo por possibilitar a aproximação entre os estados e o governo federal para identificar os gargalos do PAS e, com isso, definir os pontos necessários para o desenvolvimento da Amazônia, como a Regularização Fundiária, a criação do Fundo Verde e o Transporte Multimodal.

Na oportunidade o governador entregou o projeto de urbanização de Oiapoque ao presidente Lula.

Estiveram presentes ao encontro, além dos governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal, o ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos; ministro José Múcio (Relações Institucionais); Carlos Minc (MMA); Guilherme Cassel (MDA); Reinhold Stephanes (Mapa); Edson Lobão (MME); Sergio Rezende (MC&T) e Miguel Jorge (MDIC).
(Fonte: Diário do Amapá / Amazonia.org)

Nenhum comentário: