segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ABDL inicia em setembro programa sobre mudanças climáticas A ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças) inicia no final de set

A ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças) inicia no final de setembro um programa para qualificar lideranças no desenvolvimento de ações em torno do tema das mudanças climáticas. Inédito no Brasil, o programa “Liderança para a Segurança Climática” terá participantes dos setores privado, público, não-governamental, acadêmico e da mídia. As inscrições podem ser efetuadas na página da ABDL na internet, www.abdl.org.br .

A proposta foi concebida com base na metodologia da organização Lead International (Liderança para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na sigla em inglês), que tem sede em Londres e é representada no Brasil pela ABDL. Com uma rede de 1.800 lideranças presente em mais de 90 países, o Lead surgiu em 1992, inspirado pela Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Dalberto Adulis, coordenador executivo da ABDL, chama a atenção para a metodologia do programa, que privilegia a formação para a ação. Por isso, haverá reflexões e exercícios em torno de projetos que os participantes trarão de suas organizações ou que serão formulados no início do programa. Um aspecto que ganhará maior importância nesta edição será a perspectiva individual da liderança, além das dimensões interpessoal e sistêmica, focos usuais do Lead..

Também é traço marcante no Lead desde sua criação o enfoque multissetorial. Não é comum que programas de formação de lideranças para o desenvolvimento contem com público tão diverso e representativo como o reunido pelo Lead. “O programa é um espaço de exercício prático para a liderança lidar com a diversidade diante de questões complexas como as mudanças climáticas”, explica Adulis.

Ao longo dos três encontros do programa, especialistas nas áreas de economia, meio ambiente, liderança e desenvolvimento humano apresentarão dilemas e perspectivas para as sociedades enfrentarem o aquecimento global, que o Lead considera ser o maior desafio da humanidade no século 21. O corpo docente contará com Eduardo Viola, da Universidade de Brasília, Thais Corral, coordenadora geral da Redeh (Rede de Desenvolvimento Humana) e co-diretora da GLN (na sigla em inglês, Rede Global de Liderança), Fábio Feldmann, ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Samyra Crespo, secretária executiva do Iser (Institudo de Estudos da Religião), e Ricardo Abramovay e Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia e Administração da USP.

Embora essenciais na formação dos participantes, palestras e debates com especialistas são apenas um dos vários elementos do programa, lembra o coordenador executivo da ABDL. Haverá, também, dinâmicas de trabalho individual e em grupo em torno de conceitos e problemas relacionados ao exercício da liderança e a tópicos cruciais sobre mudanças climáticas. O trabalho colaborativo entre os participantes será uma dimensão central do programa.

Faz parte, ainda, do programa a participação no seminário internacional do Lead. Este ano, o evento será realizado em novembro na Cidade do México, tendo como tema “Megacidades e Mudanças Climáticas”. Durante sete dias, cerca de 200 pessoas de mais de 50 países mergulharão num ambiente de exercícios, dinâmicas, debates e interação com problemas ambientais típicos de uma megacidade em um país em desenvolvimento, tais como água e saneamento, poluição atmosférica, consumo e produção de energia, uso da terra e desenvolvimento urbano e transporte.

O Lead International elegeu as mudanças climáticas como um de seus eixos temáticos prioritários em2007. Seu último seminário internacional, realizado em novembro de 2007 em Bandung, na Indonésia, teve como tema “Liderança e mudanças climáticas”. O assunto também tem sido foco do programa em vários países desde o ano passado.

Serviço

Programa Liderança para a Segurança Climática
Inscrições: pela página da ABDL na internet,
www.abdl.org.br
http://www.abdl.org.br/

Informações: tel. (11) 3719-1532

Nenhum comentário: