segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Relatório classifica países como "extremamente sensíveis à mudança climática"

Relatório divulgado nesta sexta-feira (22) classifica Índia, Paquistão, Afeganistão e Indonésia como países extremamente sensíveis à mudança climática, por sua vulnerabilidade frente a desastres vinculados ao fenômeno, como secas extremas, inundações e ciclones.

O estudo, elaborado pela organização Care International e pelo Escritório de Ajuda Humanitária das Nações Unidas (Ocha), afirma que parte dos desafios políticos, sociais, demográficos, econômicos e de segurança enfrentados por esses países estão vinculados a esses perigos naturais.

"A mudança climática complicará muito as coisas e poderia debilitar os esforços para conduzir tais desafios", afirmou Charles Ehrhart, um dos autores do relatório e representante da Care International.

A situação não é exclusiva dos quatro países, observam os especialistas, mas também afeta outras nações das regiões do Sael, do Chifre da África e do sudeste da Ásia.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, John Holmes, disse que nos últimos meses foram vistas "terríveis imagens de pessoas afetadas por catástrofes naturais em diversos pontos do planeta". Ele mencionou os casos do furacão Ivan em Madagascar, a forte seca em zonas do sul e do leste da Ásia, e o ciclone Nargis em Mianmar.

Ehrhart explicou que a probabilidade de que inundações, tempestades violentas ou secas resultem em desastres é determinada por fatores como o acesso oportuno e adequado a equipamentos e à informação e a capacidade de exercer influência política.

O relatório repete a previsão de outras avaliações científicas ao afirmar que haverá um aumento da intensidade, freqüência, duração e alcance de desastres relacionados com o clima.

No entanto, deu esperança ao dizer que "estes perigos não derivarão necessariamente em desastres, caso os líderes mundiais atuem agora". (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: