quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Países árabes e sul-americanos discutem desertificação em Recife

Por Daniela Mendes, do MMA

De 20 a 22 de agosto, Recife (PE) sediará um encontro de especialistas em recursos hídricos e desertificação da Cúpula da América do Sul-Países Árabes (Aspa) e da União dos Países da América do Sul (Unisul). Esse encontro também será preparatório para a II Reunião de Ministros de Meio Ambiente da Aspa que será realizada em Riade, na Arábia Saudita, em novembro. A abertura será às 18h no hotel Atlante Plaza e contará com a presença de autoridades dos governos do estado e federal.

De acordo com José Roberto Lima, coordenador do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, o principal objetivo do encontro é tentar fechar uma cooperação no âmbito dos dois blocos (Aspa e Unisul) na área de desertificação e recursos hídricos.

"A idéia é que seja uma proposta semelhante ao que está sendo desenvolvida, sob coordenação do Brasil, com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP. Estabelecendo ações, metas para combater problemas que todos os países têm como a fome, a queda de produção agrícola, o aumento das áreas impactadas pela seca", explicou Lima.

Na pauta de discussões de Recife também estão as propostas do Plano Executivo Bienal 2008-2009 para implementar as decisões da I Reunião de Ministros de Meio Ambiente da Aspa, além da criação do Comitê de Cooperação Ambiental. Esses dois assuntos serão encaminhados para a reunião de Riade com a expectativa de que a Cúpula aprove as deliberações de Recife.

A primeira Reunião de Ministros de Meio Ambiente da Aspa foi realizada em Nairóbi (Quênia), em fevereiro de 2007, durante a reunião do conselho de administração do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O principal resultado daquele encontro foi a elaboração de um comunicado conjunto definindo áreas de interesse para uma possível cooperação regional. Entre elas agricultura irrigada, biotecnologia, reuso da água e energia renovável.

Sobre a Aspa - Proposta pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em 2003 e formalizada em maio de 2005, durante a Conferência de Chefes de Estado e de Governo, a I Cúpula da Aspa, em Brasília, teve por objetivo aproximar os líderes políticos de duas regiões com afinidades políticas, econômicas, históricas e culturais.

As razões para a convocação da Cúpula foram, entre outras, a presença de grande comunidade de origem árabe na América do Sul, particularmente no Brasil, e de sul-americanos nos países árabes (em especial, brasileiros no Líbano), que podem formar a base para uma aproximação maior entre os povos.


(Envolverde/MMA)

Nenhum comentário: