segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Mudanças climáticas já afetam produção de alimentos, diz Stephanes

As mudanças climáticas já causam efeitos sobre a produção de alimentos em alguns países e já estão sendo percebidas no Sul do Brasil, afirmou o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em seminário da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

No início da semana, Reinhold Stephanes informou que que o país já possui 220 projetos em andamento para adaptar a produção agrícola às mudanças do clima.

No evento, Stephanes afirmou que o mundo continuará numa escalada crescente de demanda por alimentos e, em 20 anos, será necessária uma produção 50% superior à de hoje.

Segundo ele, o Brasil poderá ter vantagem em relação aos demais grandes produtores de alimentos, como Estados Unidos e União Européia. "Somos auto-suficientes em quase todos os produtos e temos condições de competir também em energia limpa", disse.

Segundo estudo realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Brasil poderá ter prejuízos de até R$ 7,4 bilhões no seu PIB (Produto Interno Bruto) agrícola em 2020 e ter sua geografia de produção desfigurada se não tomar alguma atitude contra esses efeitos climáticos.

Segundo o ministro, porém, o impacto do aquecimento global não será sentido de forma imediata na produção agrícola. "O Brasil tem condições de continuar crescendo entre 5% e 6% (ao ano) em termos de safra", explicou na última segunda-feira (11). (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: