sexta-feira, 29 de agosto de 2008

IV Diálogos Sustentáveis do Funbio debaterá diferentes formas de compensação ambiental

Com vistas ao debate sobre o que há de mais atual em sustentabilidade, o Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - realiza, em São Paulo, nesta sexta-feira (29), o IV Diálogos Sustentáveis. Com o tema 'Além da compensação: como superar impactos e fazer negócios positivos para a biodiversidade', o encontro visa à discussão sobre os mecanismos de compensação ambiental existentes no Brasil e outros voluntários, que vão além do que a legislação estabelece. "O mecanismo de compensação voluntária é de fato uma proposta ambiciosa e inovadora", declara Pedro Leitão, secretário geral do Funbio. "As empresas que assumem esse compromisso o fazem com a proposta de melhorar a sua imagem perante a sociedade, mas também em busca da construção de um novo modelo de desenvolvimento que não se limita à predação infinita dos recursos naturais, e mais especificamente, da biodiversidade", explica.

O evento tem o patrocínio da Alcoa e contará com a presença de personalidades como Ricardo Henriques, assessor da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Leal, co-fundador da Natura e presidente do Conselho Deliberativo do Funbio, Kerry Ten Kate, diretora do Programa BBOP – Business and Biodiversity Offsets Program (Programa de Compensação Voluntária para Negócios e Biodiversidade), e Roberto Waack, presidente do Conselho Consultivo do Instituto ARES para o Agronegócio Responsável, entre outros nomes de peso. Além disso, na ocasião será anunciada a parceria do Funbio com o BBOP, um programa internacional de compensações voluntárias para o impacto sobre a biodiversidade, chancelado pela Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), da qual o Brasil faz parte.

Além da Legislação


A Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecida em 1981, e a legislação em vigor (Lei 9.985/2000), que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), tornaram obrigatória a compensação ambiental via um pagamento financeiro equivalente ao valor do dano para os empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental. Porém, apenas a compensação ambiental prevista em lei muitas vezes não é suficiente para reverter por completo o dano causado pela conversão de um habitat. O BBOP, ou Programa de Compensação Voluntária para Negócios e Biodiversidade, busca desenvolver metodologias para projetos de compensação voluntária que equilibrem adicionalmente os impactos que não podem ser mitigados ou que já foram compensados por exigência da Lei, para diferentes setores da economia. "A chegada do programa no Brasil e no Funbio é uma etapa importante para nós que buscamos novos parceiros do setor privado comprometidos com a biodiversidade, que vejam como é imprescindível para os seus negócios uma agenda integrada de atividades econômicas, ambientais e sociais – os três pilares da sustentabilidade. O BBOP será uma das estratégias que levaremos aos nossos parceiros", explica Daniela Lerda, gestora da Unidade de Conhecimento Aplicado do Funbio. "A aliança com o BBOP proporcionará às empresas brasileiras preocupadas com suas pegadas ambientais uma metodologia de compensação de seu impacto sobre a biodiversidade e a sociedade, fazendo com que ele seja neutralizado, ou mesmo, e preferencialmente, que passe a ser positivo", complementa.

O BBOP já tem projetos testados em outras partes do mundo em setores como gás, petróleo e mineração, e busca ampliar o comprometimento das empresas com uma nova visão de sustentabilidade, que leve em conta a preocupação de ir além das atividades de mitigação de impactos e do pagamento de compensação necessários ao processo de licenciamento. A proposta do BBOP é que se implementem ações diretamente relacionadas ao impacto tanto nos recursos naturais quanto na sociedade. O Funbio, ao buscar abordagens e propostas concretas de boas práticas para a integração da biodiversidade aos processos produtivos do setor privado brasileiro, compromete-se a adaptar a metodologia e os conceitos do BBOP para o contexto do país, desenvolvendo o programa em novos setores (como o agronegócio) e buscando parceiros interessados em adotá-lo.

Um dos grandes benefícios deste acordo para o setor privado brasileiro será a possibilidade de participar de um programa internacional e multi-setorial – são integrantes do BBOP grandes empresas como Shell, Rio Tinto e Newmont, além de ONGs como Conservação Internacional, World Conservation Society e Forest Trends. Ao se associar à rede de mais de 600 organizações participantes do BBOP, o Funbio montará um grupo de trabalho no Brasil, com especialistas técnicos em biodiversidade e pessoas dos setores impactantes, especialmente do agronegócio.

Sobre o Funbio


O Funbio – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade tem como missão aportar recursos estratégicos para a conservação da biodiversidade. É uma associação civil sem fins lucrativos que foi criada para complementar as ações governamentais nessa área, em consonância com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), de âmbito mundial, e o Programa Nacional da Diversidade Biológica (Pronabio). Em quase 13 anos de atuação, o Funbio apoiou, monitorou e avaliou mais de 60 projetos em todos os estados do Brasil. ). Entre os recursos já aportados para iniciativas de conservação e aqueles dos programas atuais, o Funbio soma em seu portfólio um montante de quase US$ 110 milhões.

Mais informações sobre o Funbio em http://www.funbio.org.br

Sobre o BBOP


O Programa de Compensação Voluntária para Negócios e Biodiversidade (BBOP, na sigla em inglês para Businnes and Biodiversity Offsets Program) é uma parceria entre empresas, cientistas, ONGs, órgãos governamentais, institutos de pesquisa e instituições financeiras em resposta ao interesse crescente no uso da compensação voluntária para a biodiversidade. Os parceiros visam a assegurar que não haja prejuízos líquidos para à biodiversidade em nenhum ponto da cadeia de desenvolvimento dos projetos, por meio de atividades de conservação que protejam o habitat ameaçado, contribuam com as estratégias nacionais de biodiversidade e supram as prioridades de subsistência das comunidades locais. Atualmente, a secretaria do BBOP é administrada, de forma conjunta, pelas organizações Forest Trends, Conservation International (CI) e Wildlife Conservation Society (WCS).

Mais informações sobre o BBOP em http://www.forest-trends.org/biodiversityoffsetprogram

Sobre o Diálogos Sustentáveis

Diálogos Sustentáveis é um programa do Funbio que envolve a produção de estudos e encontros sobre temas ligados à sustentabilidade, cujo objetivo é reunir lideranças de diferentes segmentos da sociedade, especialmente do setor privado. Patrocinado pela Alcoa, o programa expõe o que há de mais atual sobre os aspectos conceituais e práticos da sustentabilidade, através de uma conversa inteligente e informal, entre lideranças do setor privado, público e sociedade.

Mais informações sobre o Diálogos Sustentáveis em http://www.funbio.org.br/dialogos


(Envolverde/Lead Comunicação)

Nenhum comentário: