quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ibama coordena operação para destruir carvoarias ilegais em Pernambuco

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio de 50 homens das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar, deflagraram na quarta-feira (27) a Operação Vesúvio, com objetivo de destruir carvoarias ilegais em fazendas localizadas nos municípios de Serra Talhada, Custódia, Ibimirim e Salgueiro, no agreste de Pernambuco.

A primeira ação dos fiscais destruiu cerca de 70 fornos na Fazenda Carnaúbas, em Serra Talhada, de propriedade da família Pereira de Menezes. Um funcionário que estava no local foi detido pelos agentes federais. A estimativa dos fiscais do Ibama é de que, para cada fornada de carvão, aproximadamente 15 árvores da caatinga foram derrubadas. Com isso, os donos das carvoarias faturavam cerca de R$ 300 mil por mês.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acompanha a operação. Segundo ele, o carvão era vendido para siderúrgicas localizadas na Região Sudeste. “Empresas de Minas e Espírito Santo compravam esse carvão extraído ilegalmente da caatinga. Agora acabou a moleza”, disse. (Fonte: Mariana Jungmann/ Radiobrás)

Nenhum comentário: