quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Concurso britânico premia fotos sobre meio ambiente

Um concurso promovido por uma organização em Londres premiou fotos que retratam o impacto das mudanças climáticas em sociedades de todo o mundo.

As mais de 1.400 imagens inscritas na competição Fotógrafo Ambientalista do ano, realizada pela Instituição para o Gerenciamento da Água e do Meio Ambiente, buscaram refletir questões como pobreza, mudanças climáticas, direitos humanos, cultura, biodiversidade e beleza natural.

A imagem vencedora, Happy in her Own World, (Feliz em seu mundo, em tradução livre), do indiano Abhijit Nandi, evocou a relação entre a Mãe Terra e seus filhos. "Nosso planeta hoje é um lugar perigoso. Terrorismo, guerras, mudanças climáticas e uso irresponsável dos recursos naturais fazem da Terra um lugar impróprio para as próximas gerações," disse Nandi.

O fotógrafo contou ter feito a imagem em um vilarejo remoto no leste da Índia. "A mulher na foto está voltando para casa após um longo dia de trabalho. Como mulher de um agricultor, ela tem de cuidar da casa, das crianças e ajudá-lo no campo", disse o fotógrafo.

"Ela nunca imaginou que uma mulher como ela fosse ser objeto de uma fotografia, então quando disse que queria fotografá-la, ela apenas virou e sorriu."

As fotografias vencedoras estarão em exibição no espaço Mil End Arts Pavillion, no leste de Londres, de 17 de setembro a 11 de outubro. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: