sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Comando de fiscalização autua 17 veículos por emissão excessiva de fumaça preta

Técnicos da CETESB constataram 6,2% de desconformidade dos 274 veículos avaliados.

A CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental realizou nesta terça-feira (26), das 10 às 12 horas, o comando de fumaça preta na Avenida Ulisses Guimarães, nas proximidades do viaduto da Rodovia dos Imigrantes, no Município de Diadema. A operação, que contou com 15 agentes da CETESB, Polícia Militar Ambiental e técnicos da prefeitura municipal, autuou 17 veículos, dos 274 avaliados, o que resultou em 6,2% de desconformidade.

Este é o 18º comando neste ano, tendo sido aplicado, até o momento, 1.527 multas. A ação faz parte da Operação Inverno, realizada todos os anos pela CETESB nesta época do ano, em que as condições de dispersão de poluentes atmosféricos são desfavoráveis, por causa da falta de chuvas e de ventos. O objetivo é reduzir as emissões de fumaça preta por ônibus, caminhões, picapes e vans, acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental.

Os motoristas dos veículos em situação irregular foram multados em R$ 892,80, contudo, esse valor poderá ser reduzido em 70% se o proprietário do veículo levá-lo a uma das 120 oficinas mecânicas credenciadas pela CETESB e regularizar a emissão de poluentes.

O cidadão que desejar denunciar um veículo com emissões acima do padrão legal poderá faze-lo pelo Disque Ambiente – 0800-113560 ou pelo site http://www.cetesb.sp.gov.br.


(Envolverde/CETESB)

Nenhum comentário: