Por Redação WWF-Brasil
Teste aponta estimativa da quantidade de recursos naturais necessárias para sustentar o estilo de vida do brasileiro
Na semana do meio ambiente, o WWF-Brasil apresenta um novo conceito para a abordagem de questões ambientais: a Pegada Ecológica. Por meio da Pegada, é possível estimar a quantidade de áreas de terra e mar bioprodutivos que um cidadão, ou mesmo toda uma sociedade, utiliza para manter seus padrões de consumo. Em outras palavras, a Pegada Ecológica pode apontar a quantidade aproximada de Planetas Terra necessária para sustentar determinados estilos de vida. Os internautas brasileiros já podem realizar esse cálculo acessando a página http://www.pegadaecologica.org.br.
O WWF-Brasil desenvolveu uma calculadora que estima a Pegada de indivíduos a partir de 15 perguntas sobre práticas do cotidiano, hábitos de consumo, alimentação e transporte. Ao final do questionário, o internauta, além de conhecer seu impacto na Natureza, poderá descobrir formas de reduzir sua Pegada. Além disso, a página do WWF-Brasil também traz nova seção sobre o tema (http://www.wwf.org.br/pegadaecologica), onde é possível encontrar informações sobre o histórico da Pegada Ecológica, sua composição e estimativas do impacto de países dos cinco continentes.
O Quiz Pegada Ecológica traz para o alcance de cidadãos, o cálculo que já é objeto de estudo da Rede WWF no âmbito de países e continentes, no relatório Planeta Vivo. A última publicação do documento, do ano de 2006, indica que a Pegada Ecológica global está acima dos padrões de sustentabilidade. Atualmente, a população mundial demanda aproximadamente 1,22 Planeta Terra para sustentar seu alto padrão de consumo.
Para o WWF-Brasil, a Pegada Ecológica não é apenas uma nova forma de se trabalhar as questões ambientais. A Pegada é também uma ferramenta de leitura e interpretação da realidade, pela qual se pode enxergar, ao mesmo tempo, problemas conhecidos, como desigualdade e injustiça, e, ainda, a construção de novos caminhos para solucioná-los, por meio de uma distribuição mais equilibrada dos recursos naturais, que se inicia também pelas atitudes de cada indivíduo.
(Envolverde/WWF-Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário