quarta-feira, 4 de junho de 2008

Embrapa estuda impactos regionais das mudanças climáticas

A Embrapa Agropecuária Oeste, empresa vinculada ao Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento, juntamente com outras unidades da empresa, vem desenvolvendo um grande projeto ambiental em função das mudanças climáticas globais que tem resultado na emissão cada vez maior de gases tóxicos na atmosfera e aquecimento do Planeta.

O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade local, o doutor em Fitopatologia, Guilherme Asmus, explicou que há vários níveis de discussões, mas em âmbito regional o objetivo é estudar os efeitos das mudanças nos sistemas de produção, como conviver com esses impactos e como amenizá-los.

Em nível regional, por exemplo, ainda não se sabe exatamente o que vem acontecendo, mas está cientificamente comprovado que há presença de gás carbônico e metano na atmosfera, mas o impacto que isso vem tendo no meio ambiente e no sistema produtivo precisa ser mais bem conhecido.

A Embrapa Agropecuária Oeste é uma das entidades envolvidas na X Semana do Meio Ambiente e XII Eco Dourados que começou no dia 29 de maio e prossegue até o dia 5 de junho com o tema “Desenvolvendo Estratégias para Caminhos Sustentáveis”.

O doutor Guilherme disse que esse grande projeto nacional teve início há mais de dois anos, independente de ações pontuais que já vêm sendo colocadas em prática. O trabalho está sendo coordenado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa Brasília.

Os cientistas buscam, nesse sentido, uma melhor sustentabilidade ambiental, econômica e social e em nível regional o principal trabalho é a integração lavoura-pecuária. “O grande objetivo é diminuir esses impactos e aumentar o índice de produção (...) Mas o grande desafio é desenvolver a tecnologia compatível com um baixo impacto ambiental (...)”.

Na unidade local ações pontuais já vêm sendo aplicadas há algum tempo como a criação de um laboratório para se dar o destino correto dos resíduos dos demais laboratórios de pesquisa, “resíduos que antes iam para o ralo, o que hoje é inconcebível (...)”. Esse mesmo laboratório recebe os resíduos do campo como embalagens, há o tratamento da água usada na lavagem de pulverizadores, coleta seletiva interna e uma central de operação de agrotóxicos. No caso dos resíduos orgânicos, procura-se aproveitá-los sob a forma de fertilizantes.

Na realidade, todos os projetos da Embrapa Agropecuária Oeste só são realizados se tiverem estudos prévios de impactos ambientais e há diversos trabalhos com resultados reconhecidos como o Plantio Direto na Palha, o sistema integrado - Lavoura-pecuária., entre outros. Outro projeto que foi desenvolvido com sucesso inclusive premiado pela sua característica, foi sobre o de desenvolvimento sustentável que visou aumentar a percepção ambiental. Foi utilizado como ferramentas, trilhas ambientais e oficinas temáticas, possibilitando os visitantes conhecerem fragmentos de mata natural, em recomposição e sistemas de exploração sustentável comparado com os tradicionais. Este projeto atendeu professores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, crianças de escolas que já atuavam como monitores ambientais entre outras. Em função da procura pela sociedade em fazer visitas nas trilhas e conhecer o projeto foi elaborado um outro para dar continuidade às ações . O projeto foi aprovado intitulado como Trilhas Ecológicas: Metodologias e Ferramentas de Comunicação para |Educação Ambiental, em breve iniciam-se as ações e volta a atender o público externo.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário: