terça-feira, 3 de junho de 2008

Biocombustíveis é tema na Semana Internacional do Meio Ambiente

Por Cristina Tordin, Embrapa

As ameaças, oportunidades e questões ambientais relacionadas aos biocombustíveis serão discutidas na segunda-feira(2), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai em Jaguariúna, SP a partir das 19 horas, por profissionais da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), da Universidade Paulista (Unip), da Prefeitura Municipal de Jaguariúna e da Rede Anhanguera de Comunicação -RAC. O evento faz parte da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente.

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e coordenador da mesa Alfredo José Barreto Luiz lembra que “recentemente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os biocombustíveis são a chave para promover a democratização no acesso à energia no mundo, reduzindo as desigualdades entre nações produtoras de energia e as consumidoras”.

“Atualmente apenas 20 países produzem energia para cerca de 200 países do mundo e com a adoção dos biocombustíveis, mais de 100 países poderão produzir energia, democratizando seu acesso”, afirma o pesquisador. “Seriam assim reduzidas as assimetrias e desigualdades entre países consumidores e produtores de energia e prevenidos potenciais conflitos derivados da competição por recursos energéticos finitos”, diz Luiz.

Alguns setores, entretanto, questionam se os benefícios oriundos da utilização dos biocombustíveis em larga escala compensarão os impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes da sua produção.

Por isso, enfatiza ele, é importante debater a dinâmica espaço-temporal das culturas energéticas, como a cana-de-açúcar e o eucalipto, no Estado de São Paulo, abordando a questão do ponto de vista da estruturação das políticas públicas, dos reflexos econômicos percebidos pela sociedade, das implicações para o poder público municipal e dos interesses dos produtores diretamente envolvidos.

São 100 vagas gratuitas. É necessário fazer inscrição antecipada pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br ou pelo telefone (0xx19) 3311.2653.


Crédito da imagem: Nilza Patrícia Ramos


(Envolverde/Embrapa)

Nenhum comentário: