segunda-feira, 5 de maio de 2008

Rio de Janeiro ganha primeiro parque de geração de energia eólica da região Sudeste

A pedra fundamental do primeiro parque de geração de energia eólica (dos ventos) do estado do Rio de Janeiro foi lançada na quarta-feira (30) no distrito de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, afirmou que esse é o primeiro projeto de energia eólica da região Sudeste brasileira.

Segundo ele, o investimento será de R$ 130 milhões. “Acho que a grande importância desse projeto é a diversificação da matriz energética. E é o primeiro projeto”, afirmou destacando que o governo fluminense estuda apoiar novos projetos de parques eólicos ainda este ano.

Júlio Bueno disse que a instalação de um parque eólico no Rio de Janeiro é um esforço no sentido de priorizar fontes de energia alternativa e limpa para o país. A geração eólica vai se somar às demais fontes de energia existentes no estado, como as térmicas a óleo e a gás, além das usinas hidrelétricas e nucleares.

“É importante também para o Brasil, que tem um grande potencial de energia eólica, principalmente no Nordeste. O que precisa é botar para rodar isso, pra gente acostumar com esse tipo de empreendimento”, afirmou.

O parque Gargaú de energia eólica é um empreendimento da empresa Ecopart, de capital nacional. Serão instalados 17 aerogeradores, que totalizarão uma capacidade de geração de 28 megawatts de energia, suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O início das operações está previsto para o fim deste ano. (Fonte: Radiobrás)

Nenhum comentário: