terça-feira, 20 de maio de 2008

Programa mostra evolução da mudança climática na internet

Um novo mapa animado da Terra vista do espaço ilustra o impacto potencial da mudança climática no próximo século e pode ser visto em seu computador. O projeto, Climate Change in Our World (Mudança Climática em Nosso Mundo, em tradução livre), é resultado da cooperação entre o Google, o ministério do Meio Ambiente britânico e do órgão de meteorologia do Reino Unido.

Baseado no Google Earth, que usa imagens por satélite da Nasa, no projeto permite que os internautas determinem espaços de tempo futuro e vejam a Terra esquentar sob um cenário de previsão média até 2100, tanto de uma perspectiva planetária quanto em países ou cidades específicas.

"Esse projeto mostra às pessoas a realidade da mudança climática usando estimativas das mudanças nas temperaturas médias de onde elas moram, e mostrando o impacto que isso vai ter nas vidas das pessoas ao redor do mundo", disse a secretária do meio ambiente Hilary Benn. "É ajudando as pessoas a entenderem o que a mudança climática significa para elas e para o mundo que nós conseguiremos mobilizar o comprometimento que precisamos para evitar os piores efeitos tomando atitudes agora."

Líderes das maiores economias do mundo fizeram um acordo incerto, em 2007, para a redução das emissões de carbono pela metade até 2050 (segundo os níveis de 1990). No entanto, há um impasse entre países ricos e pobres sobre quem deve dar o primeiro passo.

O Google maps mostra o mundo se aquecendo com o passar dos anos, com alguns dos maiores aumentos de temperaturas nos pólos, onde vastas áreas ficam vermelhas, indicando aumentos de até dois dígitos.

O mapa também oferece informações especificas sobre impactos locais e ações possíveis para diminuir o problemas.

Cientistas dizem que as temperaturas médias vão subir entre 1,8 e 4 graus Celsius neste século devido às emissões de carbono nas queimade de combustíveis fósseis, causando inundações, fome e outros problemas que ameaçam a vida de milhares de pessoas.

Acesso ao MAPA necessita ter instalado o Google Earth

(Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: