quinta-feira, 15 de maio de 2008

Paim: 'Marina é candidata ao Prêmio Nobel da Paz'

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), lamentou antes da reunião que discute os conflitos na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, a saída da ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente, segundo informações da Agência Senado. Para Paim, Marina é um "ícone brasileiro e mundial, candidata ao Prêmio Nobel da Paz". Ele acrescentou ainda que o governo perde muito, mas acredita que, no Senado, Marina Silva continuará sua defesa do meio ambiente.

Também antes de abrir a comissão, ele lembrou que o conflito entre a comunidade indígena e os produtores de arroz vem acontecendo de forma permanente, com a morte de muitas pessoas. Na opinião de Paim, é correta a posição do Lula da Silva e do ministro da Justiça, Tarso Genro, em relação à manutenção da terra aos povos indígenas. A reserva, de 1,7 milhão de hectares, foi homologada por decreto presidencial em 2005, mas ações questionam a demarcação em área contínua no Supremo Tribunal Federal (STF). No local vivem cerca de 20 mil indígenas, não-indios e há fazendas de produção de arroz.

Uma operação da Polícia Federal de retirada da população não-índia do local provocou protestos e foi suspensa pelo STF. Dia 5, nove índios foram feridos a tiros por seguranças da fazenda Depósito, do arrozeiro Paulo César Quartiero, quando entraram na área e construíam casas. (Fonte: Estadão Online)

Nenhum comentário: