terça-feira, 27 de maio de 2008

O mundo precisa perceber que a Amazônia tem dono, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26) que o povo brasileiro é o dono da Amazônia. Ele destacou que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas na região e criticou a interferência de países estrangeiros no debate.

"É muito engraçado que países que são responsáveis por 70% da poluição do planeta agora ficam de olho na Amazônia, como se fosse apenas nossa a responsabilidade de fazer o que eles não fizeram todos os anos passados. O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. É o povo brasileiro, que são os índios, os seringueiros, os pescadores, mas também somos nós, que temos consciência que é preciso diminuir o desmatamento e as queimadas."

Lula ressaltou, no entanto, que é preciso desenvolver a região amazônica. Ele lembrou que são quase 25 milhões de habitantes na região, que querem ter acesso às condições que os habitantes das regiões de todo o país têm.

"Por que estas pessoas têm de ficar segregadas? Esse é um debate que penso que será o principal para as próximas duas décadas."

O presidente afirmou ainda que o Brasil, por meio dos biocombustíveis, vem fazendo sua parte ao diminuir os níveis de poluição no mundo. Ele destacou que o "Protocolo de Kyoto já faliu" e que muitos dos países que assinaram o acordo o descumpriu.

"Quem tinha de tomar medidas para cumprir o protocolo nem assinou. Nós que referendamos. Somos nós, com a utilização do etanol, que reduzimos as emissões de toneladas de CO2."

Lula participa hoje do 20º Fórum Nacional, que começou nesta segunda-feira e vai até a próxima sexta-feira (30) na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

O evento foi organizado pelo economista João Paulo dos Reis Velloso e tem como tema: Brasil - 'Um novo mundo nos trópicos': 200 anos de independência econômica e 20 anos de fórum nacional (sob o signo da incerteza). (Fonte: Estradão Online)

Nenhum comentário: