quarta-feira, 14 de maio de 2008

IPEA avalia impactos econômicos do aquecimento global no Brasil

IPEA avalia impactos econômicos do aquecimento global no Brasil

Fórum de Mudanças Climáticas abre,nesta quarta-feira, conjunto de ações de longo prazo e organiza rede nacional com o objetivo de preparar o país para os possíveis cenários

O pior cenário traçado pelos especialistas mostra que grande parte da Floresta Amazônica desaparecerá até 2080, devido ao aquecimento global, e o nível do mar deve subir de 10 cm a 90 cm. No Brasil, foram previstos, entre outros impactos:
redução dos recursos hídricos e da vegetação no semi-árido;
aumento de chuvas na região Sudeste, com efeitos na agricultura e na freqüência e intensidade de inundações;
redução na produção nacional de grãos;
secas e inundações na região amazônica;
perda de biodiversidade.

Neste contexto, o IPEA instala às 9h30 desta quarta-feira (14/5) o Fórum de Mudanças Climáticas, que vai:
articular a disseminação de informações sobre as projeções das variações de temperatura, precipitação e nível do mar nas diferentes regiões do Brasil até o final do século 21;
discutir os possíveis impactos econômicos, sociais e ambientais das mudanças climáticas no Brasil;
analisar possíveis medidas de mitigação das mudanças climáticas;
promover a ampliação do grau de influência das mudanças climáticas nas políticas públicas no Brasil, ao mesmo tempo em que promoverá a independência e o rigor acadêmico na analise das informações, gerando maior diálogo e consenso entre os envolvidos em âmbito nacional e internacional.

O fórum será permanente e inaugura uma rede nacional de especialistas no assunto. No âmbito do fórum será desenvolvido um conjunto de ações de longo prazo com o objetivo de aprimorar o planejamento das políticas públicas na preparação do país para enfrentar os possíveis cenários de mudanças climáticas.

O ministro-extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e o presidente do IPEA, Marcio Pochmann, fazem a abertura do evento.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também confirmou presença.
Participam ainda dos debates os senadores Leomar Quintanilha (presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado), Cesar Borges e Sibá Machado (membro da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle); o diretor do CDS/UnB, Elimar Pinheiro do Nascimento, o embaixador Sérgio Barbosa Serra e o pesquisador Pedro Leite da Silva Dias (LNCC/CNPq/MCT).

O quê: Fórum de Mudanças Climáticas.
Quando: 9h30 de quarta-feira, dia 14/5.
Onde: Auditório do IPEA. SBS, Q1, Bloco J. Edifício BNDES-Ipea. Subsolo. Brasília (DF)

(Envolverde/Ipea)

Nenhum comentário: