terça-feira, 27 de maio de 2008

Inpe só vai divulgar dados de desmatamento na Amazônia após posse de Minc

Os números do desmatamento na Amazônia Legal registrados no mês de abril pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) não serão divulgados até que o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assuma oficialmente o ministério, o que ocorrerá nesta terça-feira (27). A previsão era que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentasse esses dados na segunda-feira (26).

Na última quarta-feira (21), Minc antecipou números do Inpe e afirmou que os dados indicam um avanço significativo da derrubada de florestas na região, principalmente no Mato Grosso, que seria responsável por 60% do desmatamento, em abril.

De acordo com a assessoria do Inpe, após a posse de Minc, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual o Inpe é vinculado, vão discutir com técnicos do MMA se mantêm ou modificam a estratégia de divulgação dos dados do Deter. O objetivo do adiamento da apresentação dos números é evitar que a divulgação de dados científicos seja influenciada pelo momento político, em referência à posse do novo ministro Meio Ambiente.

Atualmente, o Inpe coloca à disposição os números ao acesso público na internet, cerca de quinze dias após o fechamento dos dados e depois de análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Deter fornece dados sobre a cobertura vegetal da região, para alertar as autoridades e orientar a fiscalização. A consolidação dos dados de desmatamento é feita por outra metodologia, o Programa de Cáulculo de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que define as taxas de desmatamento e é divulgado no segundo semestre de cada ano. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: