quinta-feira, 29 de maio de 2008

Greenpeace ateia fogo a tronco amazônico para protestar contra desmatamento

Cerca de trinta ativistas do Greenpeace atearam fogo nesta quarta-feira (28) a um tronco de cinco metros retirado da floresta amazônica no local em que é realizada a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre biodiversidade em Bonn (Alemanha). A manifestação foi protesto contra a poda incontrolada das florestas tropicais.

O tronco foi colocado sobre uma plataforma do Rio Reno bem em frente à antiga sede do Parlamento alemão, onde hoje começou a reta final da conferência. A plataforma com a árvore em chamas estava escoltada por sete lanchas --sobre o tronco os ativistas mostraram um grande cartaz com os dizeres: "Vocês Estão Queimando as Florestas! Salvem o Clima!".

A organização ambientalista convidou a chanceler alemã, Angela Merkel, e todos os países industrializados a destinarem um valor significativo para a proteção das florestas e selvas. Merkel, em seu posterior discurso de abertura, anunciou uma injeção de 500 milhões de euros adicionais entre 2009 e 2012 e uma ajuda permanente anual do mesmo valor a partir de 2013.

Em comunicado, o Greenpeace celebrou o anúncio do governo alemão como "sinal forte e importante" diante do resto dos países industrializados para conseguir que "se reúnam os 30 bilhões de euros anuais necessários para a proteção das selvas e, portanto, do clima". (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: