quinta-feira, 29 de maio de 2008

Frio intenso chega a seis Estados nesta quinta-feira; pode nevar no Sul

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) alerta para a queda brusca das temperaturas em seis Estados até sábado (31). Pode nevar nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O frio intenso deve atingir os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

As temperaturas entram em acentuado declínio em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devido a forte massa de ar de origem polar que se estabelece sobre a região Sul do Brasil. Durante o período, especialmente, sexta-feira (30) e sábado, os dias serão de frio intenso, com temperaturas mínimas variando entre 2ºC negativos e 1ºC nas áreas mais altas de Santa Catarina e de 3ºC a 9ºC nas demais regiões do Estado.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas oscilarão entre 3ºC negativos e um grau nas áreas mais altas, e de 3ºC a 9ºC nas demais regiões. A temperatura máxima no Rio Grande do Sul não passará de 14ºC e em Santa Catarina atingirá 15ºC. Nesta quinta-feira (29), o ar frio favorecerá a ocorrência de neve na serra gaúcha e no planalto sul de Santa Catarina e a formação de geada durante a madrugada e ao amanhecer da sexta-feira e sábado.

Entre amanhã e sábado, os termômetros registrarão baixas temperaturas também em Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Os dias serão bem frios, com temperaturas mínimas variando entre zero e 4ºC nas áreas mais altas, e 6ºC e 11ºC, nas demais regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Nos dois Estados, as temperaturas máximas não ultrapassam os 16ºC. Na madrugada e ao amanhecer da sexta-feira e do sábado, o ar frio favorecerá a formação de geada no Paraná, exceto no litoral, e no centro-sul do Mato Grosso do Sul. No Estado de São Paulo, as temperaturas mínimas oscilarão entre 1ºC e 5ºC nas áreas mais altas, e de 7ºC a 12ºC nas demais regiões. No sul, centro e oeste do Mato Grosso, as temperaturas mínimas ficarão entre 9ºC e 14ºC.

Em todos essas regiões, a sensação de frio pode ser de temperaturas mais baixas por causa do vento, segundo a Sedec.

O órgão recomenda atenção especial aos moradores de rua e orienta os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: