segunda-feira, 26 de maio de 2008

Deputada convida embaixador americano para explicar "interesse" na Amazônia

A deputada Perpétua Almeida, que é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal, convidou o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sober, a explicar a visão do governo americano sobre a Amazônia brasileira. O convite nasceu do inconformismo gerado pelo editorial do jornal New York Times da última segunda-feira, segundo o qual “os chefes de Estado de todas as nações deveriam ter poder de mando sobre a região, inclusive decidindo o que fazer dessas terras”.

Em pronunciamento, a deputada acreana reagiu prontamente às declarações, que são assinadas pelo jornalista Alexei Barrinuevo. “Esta Casa deve se posicionar exemplarmente. Os brasileiros não admitem, jamais, que uma idéia que atenta contra a soberania nacional seja levada adiante”, protestou Perpétua Almeida. Ela lembrou as lamentáveis declarações recentes do vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para quem “A Amazônia é muito importante para ser somente do Brasil”.

Clifford Sober deverá receber o convite no início desta semana como uma convocação oficial e formal do parlamento federal brasileiro. Segundo informou a deputada, a idéia é convocar ainda outros diplomatas que respondem pelas embaixadas estrangeiras no Brasil para se posicionarem sobre o tema.

A deputada criticou aqueles que, ao falarem da Amazônia, “exigem soluções fáceis e imediatas sem conhecerem os povos da floresta e as particularidades da região, que concentra a maior diversidade biológica do planeta, tem a maior reserva de água doce do mundo e contribui decididamente para o equilíbrio ambiental do globo terrestre”.
(Fonte: Página 20 / Amazonia.org.br)

Um comentário:

Anônimo disse...

A Amazônia é um bem maior e nacinonal,Não devemos deixa-lá nas mãos de estrangeiros!